Espaço para construção e socialização de conhecimentos relacionados a WEB 2.0

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Colaborações de um Blog Educativo

Quando Marli Fiorentin afirma que o educando deve ser autor e não mero receptor ela nos faz entender que não podemos mais querer aulos que fiquem estagnados em sala de aula, que não façam parte da didática que deveria acontecer, os alunos de hoje muitas vezes tem mais acesso as informações e as novidades que os próprios professores, por isso, eles devem fazer parte da aula e não mais apenas receber as informações que os professores tem a passar, é nesse ponto que educador tem que trabalhar,usando das mais diversas formas as ferramentas disponibilizadas na atualidade. A internet hoje representa a forma mais pratica e usada para pesquisas, estudos em geral e entretenimentos. A criação de um blog por exemplo seja ela feita pelo professor ou até mesmo pelo aluno pode representar uma maneira muito eficaz de que falamos anteriormente onde os professores devem ser mediadores da construção do conhecimento uma vez que ela consiga envolver e ensinar aos educandos sobre tudo o que esta disponível de bom e útil nas redes sociais e internet em geral.



É importante o blog na escola pois professor e alunos tornam-se mais parceiros, a aprendizagem ocorre de forma mais atrativa , do jeito que todos gostam (pois este é o mundo da juventude-virtual ), divulga o trabalho tanto de prof. , quanto de alunos, ocorre trocas de experiências, e ainda pode ocorrer maior participação dos pais nas atividades dos alunos, pois estes podem acompanhar pela internet o resultado do trabalho de seus filhos e da escola onde ele faz parte.
Com a criação do blog ,os alunos se sentirão orgulhosos ao verem o resultado de seus trabalhos expostos, quando os alunos sabem que seu trabalho ou
sua pesquisa irá ser vista por um público maior eles capricham muito mais no trabalho. É um incentivo a mais e os prof. terão a oportunidade de trocarem experiências , de fazerem com que suas aulas tenham mais aceitação e rendimento , e que a aprendizagem ocorra de forma a ser apreciada por todos.

A IMPORTÂNCIA DOS BLOGS EDUCATIVOS

Os blogs educativos são páginas simples, que levam vantagem pela facilidade de criação e publicação, já que atualmente não é necessário nenhum conhecimento em programação para criá-los e atualizá-los. Além disso, publicam idéias em tempo real e possibilitam a interação com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada. Sua principal característica são os textos curtos que podem ser lidos e comentados, abrangendo uma infinidade de assuntos: diários, piadas, notícias, poesias, músicas, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir. Na educação, os blogs são uma excelente ferramenta para publicação de idéias. Esses diários eletrônicos são uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico.
Meu nome é Dilvana Estel Marques, sou graduada pedagogia, trabalho atualmente na Escola Fortunato Danielli,como Professora de Computação e Reforço Escolar.
Amo o que faço e principalmente a escola em que trabalho, sou uma pessoa comprometida com o meu trabalho. Acredito que este curso irá contribuir para o conhecimento de todos.

Bom Curso a todas!

Acredito que para o educando desenvolver esta habilidade de autor e capaz de transformar o conhecimento recebido, ou adquirido em capacidade crítica, é preciso que o educador seja a ponte que liga o educando a sua aprendizagem, quanto ao educador ser o investigador, isso é muito importante, pois acredito que ele deve estar atento aos educandos e através das experiencias compartilhadas buscar encontrar no conhecimento de cada aluno algo que possa ser usado para auxiliar o desenvolvimento dos demais enquanto grupo.

A criação de um blog educativo auxilia para que o aluno deixe de lado o “medo” de desafiar-se e com esta ferramenta ele consegue trocar idéias não apenas com os colegas de classe mas também com outras pessoas de escolas diferentes, enfim neste contexto o professor, ou educador é o responsável por direcionar o educando a ter consciência de usar as ferramentas disponíveis no blog para o seu aprendizado, pois isso pode ser uma ferramenta construtiva se for bem utilizada, mas ao mesmo tempo pode ser ruim ao processo de aprendizagem, dependendo da maneira que for usada.

Os alunos devem ser desafiados a “aflorar” sua capacidade reflexiva, e ferramentas para isso existe, basta apenas que sejam direcionadas com cuidado.


Explorando Blogs

O Educando não deve receber informações e copiá-las, mas deve recebê-las e organizar seus própios conteúdos de maneira que ele compreenda melhor.
O Educador é o responsável em mediar o debatedesses novos conhecimentos para que cada um possa colocar os seus comentários e suas idéias.
O blog é um instrumento de aprendizagem com grande importância que auxilia nessa integração entre o Educando e o Educador e proporciona uma socialização entre eles.
O blog possibilita o acesso de conteúdos, agilizando assim o estudo com mais aproveitamento.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Existem muitas razões que justificariam a escola fazer um blog educativo, pois aproxima o professor e o aluno de uma forma mais intensa. O blog privilegia principalmente a autoria. N o blog a autoria é extremamente motivadora tanto para o professor quanto para os alunos. Além de escrever o que pensa e mostrar isso ao mundo, o blog também ajuda a organizar pesquisas, ser um histórico de bons links, vídeos e demais recursos de aprendizagens. Para os alunos é um local seguro na internet onde podem buscar mais informações sobre trabalhos em sala de aula. Eles próprios podem escrever e mostrar o que entendem de todas as disciplinas curriculares. Acredito que propicia um ambiente de troca muito enriquecedor. O blog oportuniza o aluno o contato com o mundo virtual, podendo apropriar-se de suas ferramentas; há ainda a importante possibilidade de compartilhar informações, construir textos coletivos e estabelecer interatividade a partir do produto ou resultado apresentado na rede através do blog; ao mesmo tempo o blog propicia o desdobramento das aulas para fora da sala de aula e da escola.