Espaço para construção e socialização de conhecimentos relacionados a WEB 2.0

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Atividade - Encontro Presencial 3

A tecnologia educativa é entendida, não como o simples uso de meios tecnológicos mais ou menos sofisticados, mas como uma forma sistemática de conceber, gerir e avaliar o processo de ensino aprendizagem em função de metas e objetivos educacionais perfeitamente definidos. Nesse sentido interliga-se com teoria e desenvolvimento curricular onde encontra a cobertura conceitual para a sua forma de atuação no terreno educativo. A integração de ferramentas digitais na sala de aula na era da tecnologia diversifica os recursos e proporciona-lhe um enriquecimento disciplinar, transdisciplinar e cívico.

A prática pedagógica ganha espaço em sala de aula. Contudo, cabe ao professor orientar o aluno para que ele possa ter acesso a informações em diferentes fontes (livros didáticos, revistas, jornais, Internet, filmes, programas de rádio, especialistas...) com isso atribuir-lhes significado e construir conhecimento. Através do diálogo o professor pode entender o mundo do aluno, identificar os conhecimentos que ele traz do cotidiano, orientá-lo para que possa reconstruir significados e formalizar o conhecimento científico.

O uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem no contexto, na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação que fazem parte da cultura.

Cremos que é determinante em todo esse processo de integração das TIC’s na sala de aula “que os professores possam beneficiar do potencial dessas tecnologias em termos do seu próprio desenvolvimento profissional, mas sobretudo, para poderem utilizá-las com os seus alunos, proporcionando-lhes situações de aprendizagem inovadoras, mais interessantes e mais próximas da realidade envolvente” (Costa, 2003. p.1).

Toda e qualquer tecnologia é bem vinda desde que usada para o aperfeiçoamento de algo bom, ainda mais quando este algo bom diz respeito à educação. Quando se usa um bom projeto pedagógico aliado a tecnologia se tem um resultado muito mais proveitoso e significativo.

Dificilmente a prática pedagógica permanecerá a mesma para o professor que buscou atualização quanto ao uso das tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário