Espaço para construção e socialização de conhecimentos relacionados a WEB 2.0

sábado, 24 de dezembro de 2011

Informática e Educação – A Era da Informação

Informática e Educação – A Era da Informação

Geração Digital, que é esse imenso emaranhado de opções que a era digital proporciona. Sabemos que muitas crianças descobrem as letras e os números direto nessas ferramentas, uma vez que as mesmas estão cada vez mais cedo tendo acesso as mesmas, o que prova uma aceleração nas praticas educacionais.

Hoje a internet é, entre outras coisas, um grande banco de dados, sem fronteiras e sem limites, acessíveis a um ckic. Assim, subentende-se que a informação esta disponível, o desafio é encontrá-la, analisá-la e usá-la para a construção e mediação do conhecimento.

O vídeo relata questões também vistas no texto da atividade anterior, que aborda questões do “copiar/colar”, ou seja, do plagio, como ferramenta principal dos alunos, pois os mesmos não sabem assimilar e fazer as citações, ou seja, fazer as menções aos trabalhos analisados.

Para muitos, a internet tem mais a ver com diversão do que com aprendizagem. Para tanto, devemos criar e instigar os alunos a utilizar as ferramentas das TICs para desenvolver a pesquisa e a analise critica dos alunos. Mas, para isso, o professor tem que estar integrado ao mundo das TICs.

Salienta-se que a cultura digital tem as suas especificidades, e que devemos saber como melhor usufruir delas. Assim, em meio a tantas possibilidades, a habilidade de lidar com uma grande quantidade de informação disponível do mundo atual muitas vezes acaba sendo relegada. Assim, o papel do professor é cada vez mais decisivo, porque não basta fazer uma analise superficial, é preciso refletir, questionar, argumentar, fazer as ligações necessárias para conseguir transformar a informação em conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário