Espaço para construção e socialização de conhecimentos relacionados a WEB 2.0

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Blog educativo

O uso do blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos. Da mesma forma, pode facilitar o dia a dia de educadores e educandos que têm no ambiente virtual uma espécie de arquivo de documentos, além de aproximar os alunos, que podem discutir ideias e opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo.
Blog nada mais é que fazer registro na internet. Percebe-se assim, que é uma forma de preparar os estudantes para participarem em redes onde o conhecimento é construído e compartilhado coletivamente. O mesmo proporciona interatividade e colaboração em rede, melhorando e dinamizando a educação. Entretanto, o professor não pode ficar de fora. E para que isso seja possível, o professor pode utilizar o blog com seus alunos criando um blog pessoal e estabelecendo indiretamente um vínculo com seus alunos, ou mesmo utilizar como complemento pedagógico e atividade didática. Isso proporciona um trabalho mais significativo, fazendo com que o educando interaja nesse ambiente; pois as aulas com os recursos digitais possibilitam novos avanços, além do favorecimento da questão da inserção no ambiente digital, o sujeito estabelece novas relações de conhecimento, reflexão e apropriação da sua nova aprendizagem e este recurso é uma proposta que constrói também cidadania. Dessa forma o educando se apropria da tecnologia não apenas como um mero recurso, mas como um meio de construir novos níveis de conhecimento.

Um comentário:

  1. Quando o aluno interage com a atividade proposta o rendimento ensino-aprendizagem é mais proveitoso. Por isso com o trabalho em blogs eles juntam o lado divertido que é a utilização do computador com a busca de novos conhecimentos, conceitos, ideias... podendo deixar registrado seus trabalhos, suas produções, suas opiniões... propiciando ássim, um novo meio de construir conhecimentos novos de maneira mais divertida.

    ResponderExcluir